Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Moção de apoio do conselho universitário à liberdade sindical, de expressão e de convívio pacífico

Moção de apoio do conselho universitário à liberdade sindical, de expressão e de convívio pacífico

                 O Conselho Universitário (ConsUni) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), reunido em sua 227ª Reunião Ordinária, realizada em 23 de junho de 2017, após ser informado sobre a destruição de uma faixa sindical, vem a público manifestar-se a favor da liberdade de expressão e pensamento. Tais liberdades foram aceitas como um direito natural do Homem e consagradas pelo Iluminismo, em pleno século XVIII, na Europa. A célebre frase atribuída ao filósofo Voltaire precisa ser relembrada: "_Posso não concordar com nenhuma das palavras que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-las_". 

Além disso, o Conselho Universitário da UFSCar foi informado que atos de vandalismo e apologia ao crime e ao nazismo ocorreram recentemente dentro do Campus de São Carlos. 

Não dá para aceitar que, em pleno século XXI, ações de intolerância e preconceito ainda persistam. A sociedade brasileira tem lutado para que pessoas não sejam desrespeitadas e agredidas por ser de uma raça ou ter uma orientação sexual, uma religião ou uma ideologia, por exemplo. A História tem mostrado as diferentes formas de agressão (massacres, atentados a bomba, xingamentos, insultos, segregação, desprezo,...) e os nefastos resultados para a humanidade.
É papel da universidade orientar e educar todas as pessoas que estejam a seu alcance, transformando-as em cidadãos conscientes. Assim, o Conselho Universitário da UFSCar repudia veementemente atos de cerceamento às liberdades de expressão e conclama todos os membros da comunidade a uma convivência pacífica de respeito à liberdade de expressão e de pensamento e de respeito às diversidades.

São Carlos, 23 de junho de 2017

Profa. Dra. Wanda Aparecida Machado Hoffmann
Presidente do Conselho Universitário